Servicarga realiza transporte inédito de vagões da Marcopolo para o Chile

Acabamos de concluir uma operação logística de alto nível: o transporte de vagões de trem fabricados pela Marcopolo até a província de Talca, na região de Maule, no Chile. A missão realizada pela Servicarga envolveu rotas internacionais, adaptações de equipamentos e uma equipe dedicada, marcando com sucesso a primeira entrega da empresa em solo chileno.
Dois vagões completos, além de peças e componentes adicionais, foram transportados nessa primeira de três entregas programadas. O comboio partiu de Caxias do Sul (RS) e seguiu por um trajeto estratégico até Talca, no Chile, passando pela Argentina. Do carregamento à entrega final, foram 23 dias de operação intensa e cuidadosamente executada.
Para garantir o sucesso da operação, a Servicarga mobilizou três motoristas nas carretas, além de um carro de apoio e uma equipe de 10 profissionais no carregamento no Brasil. A operação ainda contou com o suporte de despachantes nos três países, além do envolvimento da área administrativa para lidar com toda a documentação necessária.
“Essa foi uma operação nova para nós, cheia de particularidades. Desde o início, foi preciso modificar os equipamentos e buscar permissões específicas para operar no Chile, e até mesmo nossa apólice de seguro teve que ser modificada, para inclusão de novas coberturas”, explica Moisés Jaime Violette, supervisor da Servicarga.

Segurança em primeiro lugar
Para transportar a carga, foi preciso usar uma combinação especial de veículos, com cavalo mecânico, reboque dolly e uma carreta adaptada, preparada para suportar o excesso de peso e comprimento dos vagões. Antes da viagem oficial, o supervisor Valderico Isoton realizou três deslocamentos de reconhecimento para mapear a melhor rota e antecipar possíveis desafios. Foi ele também quem atuou como um dos motoristas e coordenou a viagem durante todo o trajeto.
Além disso, o comboio contou com escolta especializada durante todo o trajeto e apoio policial no Chile. Mesmo com todo o planejamento, imprevistos surgiram pelo caminho. “Precisamos mudar a rota dentro da Argentina e enfrentamos alguns desafios para obter licenças de trânsito específicas”, lembra Moisés.
Portas abertas para novos desafios
Com a primeira entrega finalizada, o segundo conjunto de vagões já está a caminho do Chile, e um terceiro embarque está previsto. A parceria entre Marcopolo, a Servicarga e a EFE Trenes de Chile – a companhia ferroviária chilena, tem sido essencial para o sucesso da operação. Além de marcar nossa presença em um novo mercado, essa experiência abre caminhos para mais projetos internacionais, já que a Marcopolo planeja expandir as vendas dos vagões para outros países e também para diferentes regiões do Brasil.
“Efetuar uma operação dessa complexidade nos trouxe muito aprendizado, principalmente sobre a legislação do Chile e Argentina. Isso nos prepara para outras oportunidades. Mais uma vez, nossa equipe mostrou seu valor. Fizeram um trabalho com excelência e qualidade, se envolveram e fizeram acontecer”, conclui Moisés Jaime Violette, supervisor da Servicarga.
Somos obstinados por servir nossos clientes. Do jeito que eles querem e precisam.